Os sacos FFS são um tipo de embalagem popular que, devido à sua resistência, são utilizados frequentemente em indústrias que estão nos campos da petroquímica, dos fertilizantes e do cimento.
A sigla vem do inglês Form Fill Seal, que significa Formar, Encher e Selar em português e está relacionada especialmente a máquinas. Por meio das ensacadeiras FFS, as empresas podem fornecer um ensacamento de grãos seguro e eficiente aos seus clientes.
Se quer saber mais sobre os sacos FFS, continue a leitura!
Como os sacos FFS são produzidos
Utilizando alumínio ou polietileno (PE), a produção de sacos FFS é realizada a partir de três etapas principais.
A empresa escolhe o filme e a espessura mais recomendados para o produto a ser ensacado e um rolo de plástico é desenrolado pela máquina FFS. Por meio de moldes ou selos térmicos, a embalagem é moldada no formato desejado. O tipo de fundo também é definido durante esta etapa.
O material é dosado e direcionado para o interior do saco. Depois, a embalagem é fechada hermeticamente por meio de selos térmicos ou adesivos e, então, o saco selado é cortado do rolo de filme, finalizando o processo de produção.
O saco FFS pronto é direcionado para a estação de embalagem, onde pode ser agrupado em caixas, paletes ou embalagens personalizadas. Ao final, são empilhados e armazenados em silos de modo que facilite o transporte.
Características dos sacos FFS
Os sacos FFS são feitos à base de uma tecnologia que garante a eles durabilidade e resistência. Isso permite que a embalagem seja adaptada para uma variedade de produtos, desde grãos e pós até líquidos e produtos pastosos. Entre as principais características FFS, estão:
- Proteção: os sacos oferecem alta barreira contra a entrada de ar, luz e umidade, o que garante a qualidade e a conservação do produto ensacado;
- Eficiência: o processo de produção é rápido e automatizado, garantindo alta produtividade e redução dos custos;
- Diferentes formatos: a depender da ensacadeira, os sacos podem ser produzidos em diferentes tamanhos e formatos, atendendo à necessidade de cada aplicação.
Principais usos dos sacos FFS
Como dito anteriormente, são embalagens versáteis e resistentes, usadas em diferentes aplicações. Embora as mais comuns sejam indústrias que estão nos campos da petroquímica, dos fertilizantes e do cimento, a utilização desse sistema pode ser feita por diferentes segmentos, como:
- Construção civil, com materiais como cimento, argamassa, areia, brita e selantes;
- Indústria Pet Food, com rações, areias para gato e petiscos;
- Indústria farmacêutica, com pós, suplementos e cápsulas;
- Indústria química, com fertilizantes e agrotóxicos, lubrificantes, óleos e tintas.
Se precisa de sacos seguros para manter a qualidade de seus produtos, as embalagens feitas com sistema FFS são boas soluções!
Follow Me